segunda-feira, 22 de setembro de 2008

White t-shirt for all...







Baseado em factos verídicos, Boot Camp (2007) realizado por Christian Duguay (que tem uma carreira mais ligada à tv) vem abordar um delicado tema: A educação de jovens problemáticos.

Perante o mau comportamento dos filhos e a consequente perda de controle dos seus pais, leva a que estes transfiram a tutela dos menores até completarem 18anos a colónias de correcção para crianças problemáticas, onde muitas vezes estas colónias apresentam métodos pouco didácticos, agressivos e "operam" sem qualquer tipo de supervisão ou controle governamental.

Localizado nas Ilhas Fiji, encontra-se "Serenity Camp" dirigido pelo controverso Norman Haile (Peter Stormare). De sua autoria, o ASAP (Advanced Self Achievement Program) consiste numa espécie de purificação do jovem e a eliminação das más influências da sociedade no seu comportamento. Tudo começa com um curioso "welcome gift", uma noite passada em cima de um bloco de cimento à beira-mar, considerado pelo Dr. Hail o reverso da medalha pelo mau comportamento perante os seus pais. O "goal" para estes jovens é a tão desejada t-shirt branca que significa o regresso a casa.

Sophie (Mila Kunis) e Ben (Gregory Smith) são um casal perdidamente apaixonado. A rebeldia de Sophie leva o seu padrasto a aderir ao ASAP levando à separação destes jovens, mas o amor fala mais alto e Ben faz tudo ao seu alcance para reencontrar a sua cara-metade, muito ao estilo de Romeu&Julieta.

Para mim a chave deste filme são as reuniões terapêuticas dos jovens, onde estes têm de auto-confrontar os seus medos e partilha-los com os restantes. O método é utilizado por psicólogos, mas o formato agressivo como nos é apresentado pelo Dr. Hail é pouco didáctico para a educação destes jovens, contudo, devo salientar que este método é utilizado em preparação de elencos para filmes, por exemplo no Tropa de Elite pelo Capitão Nascimento (Wagner Moura) e posso garantir (por experiência pessoal) que os resultados são impressionantes!

Gostei bastante do filme pela crueza das imagens, pela localização idílica, a loucura, e a inevitável revolta dos jovens. Aconselho o visionamento.

Para mais info sobre Boot Camp, cliquem aqui.



Sem comentários: