domingo, 28 de setembro de 2008

"Kill Them All"




Abordando questões de sobreposição de jurisdições e cooperação internacional, seus conflitos e pressões, The Kingdom (2007) de Peter Berg, apresenta-nos o lado negro da exploração do tão desejado petróleo, da presença dos EUA na Arábia-Saudita e de terrorismo.
Após um atentado suicida dentro das instalações dos trabalhadores americanos da área petrolífera, Ronald Feury (Jamie Foxx) e a sua equipa de agentes especiais do F.B.I. composta por Grant Sykes (Chris Cooper), Janet Mayes (Jennifer Garner) e Adam Leavitt (Jason Bateman), decide partir para a Arábia-Saudita para investigar este incidente. Devido à política externa americana ser um tema bastante sensível, e tendo em conta que a Arábia-Saudita é a única aliada dos americanos no médio oriente, a presença de agentes do F.B.I. é algo que poderia por em causa a soberania da Arábia-Saudita no domínio de segurança interna, pelo que foi veemente recusada a partida desta equipa. Contudo partiram, pelo que adivinha-se uma estadia atribulada para estes agentes especiais.
Queria só fazer uma breve nota, para o facto de não perceber a presença de Jennifer Garner na equipa de Jamie Foxx. Creio que não se justifica esta presença feminina, somente para salientar um conflito de costumes numa cena, onde esta não poderia atender a um jantar no palácio do Príncipe por ser mulher.
A meu ver, estamos perante um excelente filme que contrasta bem estas duas civilizações tão opostas, o ódio de ambas, com as suas desiguais crenças religiosas e métodos de investigação.
No fundo tudo se resume ao espectacular final...
Para mais info sobre este filme clique aqui.

Sem comentários: