terça-feira, 16 de setembro de 2008

"A True Hollywood Story"


Em torno de grande controvérsia no seio de Hollywood no início da década de 50, nasce Sunset Boullevard, uma obra-prima de Billy Wilder.
Este film-noir\drama\romance gira em torno de Norma Desmond (Gloria Swanson), estrela de filmes mudos na década de 30. 
 Hollywood evoluío para filmes com som, deixando Norma desempregada há mais de 20 anos, iludida pelos seus tempos áureos refugia-se no seu soberbo palácio, mergulhando numa espiral de surrealismo com sérias disfunções quanto à realidade que a rodeia, pois a industria é fria e crua. Sempre acompanhada pelo sinistro mordomo Max Von Mayerling (Erich Von Stroheim), foram uma dupla inseparável onde Max faz tudo ao seu alcance para satisfazer os caprichos da "madame". Curiosamente na vida real, Erich Von Stroheim era um realizador de filmes mudos e no momento em que rodou este filme encontrava-se numa situação extremamente precária a nível profissional, pelo que estava a interpretar o "seu verdadeiro eu"!
Até o dia em que Norma Desmond conhece Joe Gillis interpretado por William Holden. Joe é um "screen writer" de filmes serie B com dificuldades monetárias, é a chave deste filme, o núcleo do "plot", e a relação destes dois personagens vai mudar as suas vidas.
Willy Wilder, fez um trabalho excelente utilizando técnicas algo arcaicas, mas com excelentes resultados: relembro o inicio do filme, que a meu ver é um dos melhores começos de sempre no mundo do cinema, com o corpo de Joe a boiar na piscina de Norma. Billy não tinha o equipamento adequado para filmar debaixo de água, mas através de uma combinação de espelhos o efeito é conseguido, resultando numa imagem marcante mesmo nos dias que correm; ou ainda a utilização de pó próprio decor (que foi todo reconstruído em estúdio e está brilhante) e soprar para as câmaras para obter um efeito mais vintage.
Grandes actores, com fortes personagens todas elas oportunistas, um argumento sólido, exigente e cativante, conjugado com  o eterno dilema da industria cinematográfica; a exploração dos actores e a sua inevitável descartabilidade, unem a velha Hollywood com a nova, pondo Billy Wilder muito à frente do seu tempo, tornando-o ainda hoje uma fonte de inspiração para a industria. Simplesmente obrigatório para quem goste de cinema.
Para mais informações sobre Sunset Boullevard vão aqui, http://www.imdb.com/title/tt0043014/

Sem comentários: