sexta-feira, 19 de setembro de 2008

"Curious Hobbie"


1960; 40.00 mil dolares e a fuga da bela Marion Crane (Janet Leigh) para parte incerta, iniciam Psycho, uma obra-prima das maõs do génio Alfred Hitchcok. Nomeado para 4 Oscars, Psycho marca o inicio do estilo horror\thriller, servindo ainda hoje como fonte de inspiração para quase todos os fillmes deste género; The Texas Chainsaw Massacre (1974), Identity (2003), The Skeleton Key (2005) entre outros.
Embora utilizando métodos bastante arcaicos, Hitchcok consegue criar um ambiente misterioso, sombrio, e cativante de se ver. Recorrendo bastante a planos apertados e a sonoplastia muitíssimo bem escolhida, essencial para "Horror Movies"; geniais "closes", relembro a famosa cena do esfaqueamento de Marion enquanto toma banho e o "closão" seguinte da sua cara; e à excelente interpretação do sinistro Norman Bates (Anthony Perkins).
Relativamente ao argumento, a meu ver acho que não estamos perante nada de genial, contudo, o excelente trabalho de realização de Alfred Hitchcok e a grande qualidade dos actores, fazem deste filme uma obra-prima que marca o inicio de um género, que eu pessoalmente aprecio muito.
De salientar, fica o magnifico fim da trama com um "Twisted Ending" fabuloso e extremamente assustador (mesmo nos dias que correm) protagonizado por Norman Bates.
Resta-me sugerir ao leitor uma "breve" estadia no Motel Bates, onde não tem que se preocupar com o livro de reclamações pois não terá "tempo" de o assinar...
Para mais info sobre Psyco ponham aqui a vossa rubrica, Register Book .

Sem comentários: