domingo, 14 de setembro de 2008

A Incessante Busca do Inexplicável


The Hapenning escrito e realizado por M. Night Shyamalan, apresenta um conceito de ameaça para a humanidade completamente surreal. Como forma de defesa perante a continua poluição e destruição do homem face ao planeta, as plantas "decidiram" libertar uma toxina, que ao ser inalada cria "graves" disfunções cerebrais levando literalmente as pessoas a matarem-se.

Logo na primeira cena do filme Elliot Moore (Mark Wahlberg), ao dar a sua aula relata um "hapenning" ocorrido na Australia que aparentemente não tem explicação, o desaparecimento sem rasto de milhões de abelhas. Percebi desde logo que Shyamalan, continuava a sua "Busca do Inexplicável".

M. Night Shyamalan, tem sido duramente críticado pelo suposto decréscimo de qualidade em relação ao conteúdo dos seus filmes , não esquecer o fracasso de Lady in the Water de 2006. Admitindo ser um fã deste realizador, com "The Hapenning" arrisca por pegar neste conceito macabro e inexplicável, que a meu ver tem o seu "Q" de beleza; relembro a fantástica cena em que os construtores se vão atirando do prédio em que trabalham, ou ainda a cena em que um homem liga o gigante corta relva e deita-se à espera do seu fatídico fim. Mas para mim a melhor cena do filme é a do policia que "saca" da sua arma suicidando-se, e essa mesma arma vai deambulando pelo chão como simbolo de morte enquanto vai sendo utilizada para "ceifar" outras vidas, por mentes vazias, GENIAL!

Digam o que disserem, bem ou mal, M. Night Shyamalan criou um marco neste género cinematográfico com The Sixth Sense (1999), e desde então todos os seus filmes marcam-nos de certa forma, pelo que eu considero que vale sempre a pena ver as suas obras. Agora é so esperar pelo pós-produção do seu último filme The Last Airbender (2010), e eu cá estarei para o ver!


Para mais informações sobre The Hapenning cliquem, http://www.imdb.com/title/tt0949731/.

Sem comentários: