domingo, 21 de setembro de 2008

Rita's Playland


The Lady from Shangai de 1947, é um belissimo "film-noir", com um argumento estremamente bem escrito, envolvente e misterioso realizado por Orson Welles.

Certa noite, "Black Irish" Micheal O'Hara (Orson Welles) destemivel marinheiro, encontra-se deambulando num parque até que depara com a lindissima Elsa Bannister (Rita Hayworth), mulher do extremamente rico Arthur Bannister (Everett Sloane), que mantém a reputação de ser o melhor advogado de defesa dos Estados Unidos.

Mr. Bannister tenta dissuadir O'Hara a embarcar num cruzeiro e após sucessivas recusas acaba por ceder, e que cruzeiro...

O plot inicial apresenta-se simples, mas com o surgimento do estranho e psicótico sócio de Mr. Bannister, George Grisby interpretado por Glenn Anders, tudo se torna mais denso e interessante quando este sugere a Micheal encenar o seu próprio homicidio.

O realizador apresenta grandes falhas em relação ao pós-produção que poderiam ser facilmente remendadas, mas temos de ter em conta que estamos perante um filme de 47 - estou a relembrar-me da cena do pic-nic quando Mr. Bannister chama O'Hara por exemplo.

Interessante é o facto do plano bastante complexo e maquiavélico de Elsa Bannister ter diversas interpretações, dando liberdade ao espectador de divagar quanto à autoria do crime e os seus objectivos até ao fim do filme, "deixando-nos" num certo desconforto.

Nota positiva para a boa ligação entre o comovente monólogo de Micheal O'Hara no pic-nic, fazendo alusão aos tubarões e o fantástico fim, onde fica marcada a mítica cena dos espelhos repetidamente utilizada como fonte de inspiração hoje em dia em diversos filmes. E também para a sempre bela Rita Hayworth, que marca a diferença no meio de contra-cenas sebosas!

Para mais info sobre este filme cliquem, http://www.imdb.com/title/tt0040525/.

Sem comentários: