quarta-feira, 8 de outubro de 2008

"The Little Man"


Hitler: The Rise of Evil (2003), realizado por Christian Duguay, é uma excelente produção cinematográfica adaptada para televisão (2 episódios que ultrapassam as três horas de filme), que nos conta com grande pormenor todo o percurso de Adolf Hitler, desde a sua infância marcada pela morte do seu pai e a morte da sua mãe, passando pelo serviço militar na primeira grande guerra, à sua rápida ascensão dentro do partido trabalhador, até à estranha relação com a sua sobrinha Geli... no fundo explica-nos todo o processo de legitimação das suas ideologias políticas, até a obtenção do cargo de Chanceler e à entrada em vigor da lei mais negra da história da humanidade, a chamada "Final Solution". 
Quanto ao elenco, podemos encontrar nomes como Robert Carlyle no papel de Hitler, Matthew Modine, Liev Schreiber, Peter Stormare ou ainda Peter O'Toole.
Temos de realçar o fantástico trabalho de construção de personagem e caracterização por Robert Carlyle, o "seu" Hitler está impecável sem qualquer falha, desde o mítico bigode, os seus irascíveis e incendiários discursos com todos os seus tiques, até o perceptível crescimento da sua insanidade mental e pelo ódio face aos judeus.
Esta obra dá a conhecer ao espectador, somente a ascensão do homem que marcou o século XX e toda humanidade, sendo responsável pela morte de 6 milhões de judeus e quase 1 milhão de ciganos, testemunhas de Jeová, homossexuais e pessoas portadoras de deficiências; dos quais mais de 1 milhão e meio eram crianças!
Simplesmente obrigatório.
Para mais informações sobre este filme cliquem aqui.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

"What a Cluster Fuck!"




Após um perturbante e sangrento, "No Country for Old Men" (2007), Ethan e Joel Coen (os famosos irmãos Coen) apresentam-nos desta vez "Burn After Reading", uma hilariante e inteligente comédia, onde o povo americano é satirizado ao extremo.
John Malkovic é um agente secreto da CIA, Osbourne Cox, que após ter sido despedido decide escrever umas memórias sobre todos os seus anos no activo. Quando um cd com os seus apontamentos, vai parar ás mãos de Chad (Brad Pitt) e Linda (Frances McDormand), funcionários do ginásio "HardBodies", tudo corre para o torto, mudando a vida destes personagens de uma forma drástica.
Este filme está brilhantemente escrito e realizado pelos irmãos Coen, onde podemos encontrar deliciosos pormenores de realização, tal como o fantástico plano de um diálogo em frente ao espelho entre Ooosbourne Cooox (obrigado Chad) e a sua mulher Katie Cox (Tilda Swinton), que é amante do ex-segurança e engatatão Harry Pfarrer (George Clooney), ou ainda a descida de Osbourne com o copo de whisky na mão. 
Os diálogos são o ponto forte de todo o filme, puxam para a comédia negra, são inteligentes e cativantes; juntando o talento de todo o elenco (que é excelente) e de personagens muitos bem satirizadas, que reflectem na perfeição a mentalidade quadrada que tanto caracteriza o povo americano.
A genialidade do filme acenta no bom entrusamento de todos os personagens, nas suas ligações e sequências narrativas, com cheirinho a "Crash" mas no âmbito cómico.
Aconselho vivamente a irem ver este filme, pois vão rir do principio ao fim, com todos os diálogos e personagens absolutamente surreais!
Se quiserem saber mais cliquem aqui.